A Região Turística Entre Rios está localizada no Noroeste do Estado de São Paulo, aproximadamente a 600 km da Capital, na divisa entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, mais precisamente no Marco Zero do Rio Paraná, onde se encontram os Rios Grande e Paranaíba, formando esse grandioso mar de água doce dos Grandes Lagos.

O destaque turístico dos municipios que integram a região, além de sua localização privilegiada entre grandes rios e lagos, está também na pesca esportiva, esportes náuticos, turismo de aventura, turismo rural, turismo de frutas, turismo de contemplação e fotografia, parque aquático, espaços para camping e motorhome, turismo religioso, eventos e por fim uma gastronomia diversificada a base de peixes de dar água na boca.

Por ser uma região banhada pelos rios Grande, Paraná e São José dos Dourados, a Região Turística Entre Rios oferece ao turista estrutura completa para embarque e desembarque náutico, guias de pesca com embarcação, marinas, ranchos, condomínios de veraneio, resort e pousadas as margens do rio, praias fluviais e passeios turísticos de lancha e barco. Outro destaque que encantam os turistas fica por conta do barco hotel e a travessia balsaria para o Estado de Minas Gerais.

Em 2021, os municípios que compõem a Região Entre Rios, criaram sua Instância de Governança Regional (IGR), formalizada legalmente pela “Agência Entre Rios de Desenvolvimento Econômico e Turístico”. O objetivo dessa união, é fomentar e desenvolver o turismo de uma forma organizada com foco principal na REGIONALIZAÇÃO. Hoje, a Agência Entre Rios de Desenvolvimento Econômico e Turístico, é composta por 14 municípios, são eles: Santa Albertina; Santa Rita d’Oeste; Santa Clara d’Oeste; Rubinéia; Santa Fé do Sul; Três Fronteiras; Santana da Ponte Pensa; Urânia; Jales; Palmeira d’Oeste; Nova Canaã Paulista; Mesópolis; Turmalina e Aparecida do Taboado-MS.

Outro fator de destaque da Agência Entre Rios é sua abrangência a nível nacional. A Instituição tem na sua formação o município de Aparecida do Taboado-MS, sendo referência entre as Instâncias de Governança Regional, a ser a primeira Agência a compor em sua organização um município de outro Estado. Um dos motivos dessa união, é a proximidade regional de divisa entre os Estados e Municípios, passando pela maior Ponte Rodoferroviária da América Latina sobre o grandioso Rio Paraná, em um dos cartões postais mais lindo do Brasil.

Depois desse breve registro sobre a Região Turística Entre Rios, está na hora de você conhecer um pouco mais sobre os municípios que contemplam esse paraíso no Interior Paulista.